Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Dica para mamães: ansiedade na volta às aulas

Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje vou dar algumas dicas para mamães que estão passando por um probleminha: a ansiedade do filho em relação à volta às aulas. Ah, é bom deixar claro que essa ansiedade pode ser tanto negativa quanto positiva. Cada uma deve ser “tratada” de uma maneira.

A forma negativa é, conforme o post “o que fazer quando o filho não gosta da escola”, quando a criança realmente não sente vontade de ir para escola. Já a forma positiva é aquela em que a criança gosta de ir, porém não consegue controlar essa vontade dias antes de voltar ao colégio, algo que tem seu lado positivo, mas ao mesmo tempo preocupante.

No caso da ansiedade ser negativa, a primeira dica para mamãe é a seguinte: mostre para seu filho que a escola é um lugar bom, que vai ajudá-lo futuramente. Além disso, é um local cheio de crianças com a mesma idade.  Lembre-se da frase da especislita Thelma Torrecilha: “Quando o desejo pelo saber é cultivado desde o berço, ela carregará isso para o resto da vida”.

Agora, se a ansiedade for positiva (a criança gosta de estudar, mas não consegue controlar a vontade de voltar à escola), você deve dar exemplos sobre passagens de tempo, mudança de rotina e até distrái-lo com outras atividades. No caso da passagem de tempo, uma dica é mostrar quanto tempo demora um filme ou um programa de televisão, como desenhos animados. Fazendo isso você começa a mostrar que o tempo é algo que todos devem se acostumar.

Outra dica superimportante para mamãe é que, seja a ansiedade negativa ou positiva, é importante fazer a criança participar do processo que é feito antes do início das aulas, como a compra do material escolar, a compra do uniforme, a matrícula e assim por diante.

Gostaram das dicas para mamães de hoje? Então compartilhem!

Veja também: Dicas para mamães de primeira viagem!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *