Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como estimular a leitura nas crianças

Como estimular a leitura nas crianças

Olá! Como você já sabe, o blog da Fabee Store, loja online de produtos personalizados, também pensa e se preocupa com as mamães e papais (principalmente de primeira viagem) e suas possíveis dúvidas sobre o universo infantil. Por isso, a partir de hoje, se propõe a iniciar uma série de posts com dicas que giram em torno do tema “como estimular as crianças”. Hoje, as dicas da Fabee são para quem quer estimular a leitura nas crianças.

Fazer as crianças lerem, e mais, fazer as crianças gostarem de ler, não é uma tarefa fácil. Pelo menos no começo, os pais têm um papel fundamental na tentativa de criar o hábito nos filhos. Uma ideia diferente é criar um “clube da leitura”, com dias e horários definidos para a leitura e compartilhamento de livros. A atividade pode ficar mais divertida ainda se o “clube da leitura” reunir coleguinhas e puder ser em locais diferentes (um dia na casa de um, outro dia no parque, outro dia com piquenique incluso).

A primeira dica é buscar livros baseados nos interesses dos pequenos (princesas, contos de fadas, esportes, dança, etc) para que seja possível criar uma proximidade com eles. Não limite as escolhas deles e cuidado com as censuras! Do mesmo modo de gostamos de um ou outro gênero, a criança também precisa se sentir atraída por um livro para lê-lo. Revistas e histórias em quadrinhos também são válidas. Confira abaixo outras dicas úteis para ajudar ou incentivar as crianças a lerem:

Demonstre entusiasmo pela leitura: se a criança vir você empolgada com um livro, provavelmente vai ficar curiosa para conhecê-lo.

Leia diariamente para o seu filho: as crianças precisam (e gostam) de rotinas. Reserve um horário todos os dias, sente com elas e leia pelo menos algumas páginas ou uma história curta – antes de dormir é uma boa hora.

Diferencie e caracterize os personagens: para isso, use vozes e entonações diferentes para cada personagem da história. Uma leitura dramatizada se torna muito mais atrativa para os pequenos.

Não mostre as ilustrações do livro: quando a criança não vê as ilustrações, tem a possibilidade de imaginar, de criar seus próprios cenários. Uma boa dinâmica é ler o livro novamente e mostrar as imagens, explicando sobre a diferença delas com o que a criança imaginou.

Não faça chantagens: não chantageie e nem recompense a criança por ler um livro. A leitura precisa ser algo prazeroso, feito com vontade e não por obrigação ou para ganhar algo em troca. Aliás, essas atitudes negativas podem até criar um efeito contrário e gerar repulsa.

Repita a história quantas vezes seu filho quiser: principalmente se ele for pequeno ou ainda não souber ler. Além disso, as crianças aprendem com a repetição, já que conseguem memorizar e aprender palavras novas.

Não desista da leitura quando seu filho aprender a ler: temos uma tendência para abandonar o hábito de ler para os filhos e nos esquecemos de que esse é um momento de aproximação (e de criação de vínculo, porque não?), e de como é bom compartilhar a leitura com as crianças. Você pode, inclusive, propor um revezamento na leitura (cada um lê uma página, ou cada um lê as falas de determinado personagem).

Ler para os filhos também é tarefa do pai: não é somente a mãe que deve ler e estimular os filhos, até porque dessa forma ela associa a atividade a apenas um dos pais. O casal precisa revezar o dia de leitura, ou até mesmo ler em conjunto, a família toda. Isso ajuda a mostrar à criança que se trata de algo divertido, prazeroso e compartilhado por todos.

Fale também sobre os autores: fazer a criança conhecer o autor da obra e saber que o livro (por mais ficção que seja) foi escrito por uma pessoa de verdade. Quem sabe assim você já estimula a vontade da criança de escrever suas próprias histórias, além de exercitar suas ideias e imaginação.

No processo todo, é importante que os pais estejam sempre abertos a discussões e explicações às crianças. Em casa, você pode reservar um cantinho para as leituras e um espaço para guardar os livros. Isso também pode contribuir para estimular a leitura nas crianças. Olha que bacana o “kit casa” da Fabee Store, que vem com pantufa, caneca, quadrinho e almofada. Assim, o cantinho do seu filho fica preparado e personalizado:

Kit Casa Personlizado - Fabee Store

Kit Casa Personlizado – Fabee Store

 

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *